Qual a diferença entre analgésico e antitérmico?

A diferença entre analgésico e antitérmico está em suas funções específicas no organismo:

  • Analgésico: É um medicamento utilizado para combater qualquer tipo de dor, como dor de cabeça, dor de dente, dor muscular, entre outras. Esses medicamentos atuam bloqueando os receptores sensoriais no cérebro, reduzindo a capacidade sensorial no sistema nervoso. Exemplos de analgésicos incluem paracetamol, dipirona e ibuprofeno.

  • Antitérmico: É um medicamento utilizado no combate ou diminuição da febre. Esses medicamentos ajudam a reduzir a temperatura corporal elevada, proporcionando alívio do desconforto causado pela febre.

Alguns medicamentos possuem propriedades analgésicas e antitérmicas, como o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno. Esses medicamentos atuam tanto no alívio da dor quanto na redução da febre, sendo úteis no tratamento de gripes, resfriados e outras doenças.

Analgésico Antitérmico
Utilizado para combater a dor, como dor de cabeça, dor de dente e dor muscular Utilizado para reduzir a febre, que é uma resposta imunológica do organismo para combater vírus e bactérias
Existem diferentes tipos de analgésicos, como comuns (paracetamol e dipirona) e anti-inflamatórios (ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e diclofenaco) Os antitérmicos atuam no sistema nervoso, sinalizando para ele que é hora de baixar a temperatura do corpo
Alguns analgésicos também possuem propriedades antitérmicas, como o paracetamol e a dipirona

Quais são os tipos de analgésicos?

Em português do Brasil, existem três classes principais de analgésicos:

  1. Comuns: como dipirona e paracetamol;
  2. Anti-inflamatórios: como ácido acetilsalicílico (AAS), ibuprofeno e diclofenaco;
  3. Opioides: como morfina, codeína e tramadol;

Além dessas classes principais, existem outros analgésicos que podem ser utilizados para tratar diferentes tipos de dor. Por exemplo, os opioides fracos, como codeína e di-hidrocodeína, e os opioides fortes, como tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona.

É importante lembrar que a escolha do analgésico adequado depende da causa e da intensidade da dor, bem como das condições de saúde do paciente. Sempre é recomendável consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento analgésico.

Artigos semelhantes:

Como os analgésicos e antitérmicos atuam no organismo?

Os analgésicos e antitérmicos são medicamentos utilizados para aliviar a dor e reduzir a febre, respectivamente, e são frequentemente usados no tratamento de gripes, resfriados e outras doenças.

Analgésicos atuam bloqueando os receptores sensoriais do corpo que enviam a mensagem de dor ao cérebro. Existem diferentes tipos de analgésicos, como:

  • Comuns: vendidos livremente nas farmácias, sem a necessidade de prescrição médica, como paracetamol e dipirona;
  • Anti-inflamatórios não esteroides: combatem a inflamação e têm propriedades analgésicas, como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e diclofenaco;
  • Centrais: atuam diretamente no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e são utilizados em casos de dor intensa e contínua, como infarto e câncer;

Antitérmicos atuam de forma indireta no hipotálamo, o principal centro de regulação térmica do sistema nervoso central.

Eles atuam no mecanismo da cascata de inflamação, especificamente nas enzimas conhecidas como cicloxigenases (COX), impedindo a liberação de prostaglandinas e tendo um efeito indireto central no organismo.

É importante ressaltar que a dor e a febre são sinais do organismo indicando que algo não está bem. Portanto, é fundamental procurar um médico para identificar a causa da dor ou da febre antes de utilizar analgésicos ou antitérmicos.

Quais são as indicações para o uso de analgésicos e antitérmicos?

Os analgésicos e antitérmicos são medicamentos utilizados para tratar a dor leve a moderada e a febre. Algumas indicações para o uso desses medicamentos incluem:

  • Dor muscular ou de cabeça de intensidade leve a moderada;
  • Febre;
  • Resfriados e gripes;
  • Dores agudas de curto prazo, como cólicas menstruais, dores de cabeça provocadas por tensão e entorses menores;

Exemplos de analgésicos com propriedades antitérmicas incluem paracetamol, dipirona e ibuprofeno. Esses medicamentos atuam inibindo enzimas conhecidas como ciclo-oxigenases (COX), relacionadas ao processo inflamatório.

É importante ressaltar que, embora muitos analgésicos e antitérmicos sejam de fácil acesso e possam ser comprados sem receita médica, o uso desses medicamentos deve ser feito com orientação médica após um diagnóstico.

Isso porque, como todo fármaco, eles podem provocar efeitos colaterais e, se usados sem orientação médica sempre que houver algum sintoma relacionado, podem proporcionar apenas um alívio temporário que esconde o real motivo por trás dos sintomas.