Qual a diferença entre órtese e prótese?

A diferença entre ortese e prótese está nos objetivos e no tipo de dispositivo:

  • Órtese: É um dispositivo utilizado para correger deformidades ou melhorar a função de uma parte do corpo. Geralmente, órteses são usados para tratar problemas no esqueleto, como o aparelho dentário ortodôntico que corrige a deformidade da arcada dentária.

  • Prótese: É um dispositivo que substitui uma parte do corpo ausente ou inoperante, como um membro amputado ou uma articulação. A prótese tem como objetivo melhorar a mobilidade e a funcionalidade do indivíduo, fornecendo uma solução alternativa à parte do corpo que falta.

Embora órteses e próteses possam, em algumas circunstâncias, desempenhar algumas das mesmas funções, elas são dispositivos diferentes com objetivos distintos.

Ortese Protese
A ortese é um dispositivo que ajuda a apoiar e corrigir a função de uma parte do corpo, como um joelho ou um ombro. A protese é um dispositivo que substitui uma parte do corpo ausente, como um membro inferior ou superior.
As órteses são geralmente usadas para melhorar a mobilidade e a função de uma articulação ou membro. As próteses são usadas para fornecer função e mobilidade a uma pessoa que perdeu uma parte do corpo.
Exemplos de órteses incluem joelheiras, cintas de suporte e dispositivos de imobilização. Exemplos de próteses incluem pernas protéticas, braços protéticos e órgãos artificiais.

Quais são os tipos de órteses e próteses?

As órteses e próteses são dispositivos utilizados para ajudar pessoas com limitações físicas ou deficiências.

As órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo, auxiliando nas funções de um membro, órgão ou tecido.

Já as próteses são dispositivos que substituem parte de um membro perdido, como resultado de uma amputação ou ausência congênita.

Tipos de órteses

As órteses podem ser classificadas em:

  • Externas: Bengalas, muletas, colares cervicais, andadores, coletes, entre outros;

Tipos de próteses

As próteses podem ser classificadas em:

  • Externas: Perna mecânica, dentaduras, prótese mamária;
  • Internas: Prótese articular, prótese não convencional para membros superiores e inferiores;

As próteses de membro inferior podem ser ainda classificadas de acordo com o princípio de construção.

É importante lembrar que a prescrição de órteses e próteses é feita com avaliação de profissionais como fisioterapeutas e outros especialistas responsáveis pelo tratamento e reabilitação do paciente.

Como é feita a confecção de órteses e próteses?

A confecção de órteses e próteses no Brasil é realizada por profissionais especializados, como órteses e próteses médicas, envolvendo diversas etapas e materiais.

  1. Orteses: São dispositivos que ajudam a melhorar a função ou a mobilidade de uma articulação ou membro, sendo aplicados e ajustados por técnicos especializados.
  2. Próteses: São dispositivos que substituem uma parte do corpo ausente, como uma perna ou um braço, e são fixados ao corpo do usuário.
  3. Materiais: Os órteses e próteses são feitos de materiais como resina de fibra de carbono, termoplástico e borracha de látex, que são fornecidos por empresas especializadas.
  4. Fabricação: A fabricação de órteses e próteses envolve a confecção de um modelo do membro afetado, da prótese ou órteses em si, conforme necessário, e a aplicação do órtes ou prótese.
  5. Ajuste: Após a confecção, o órtes ou prótese é ajustado ao paciente por um técnico de órteses e próteses médicas.

No Brasil, a profissão de técnico em órteses e próteses médicas é regulamentada pela Resolução CFM nº 1.757/2005.

Esses profissionais atuam no desenvolvimento, confecção, ajuste e adaptação de órteses e próteses, a fim de otimizar a mobilidade e a funcionalidade dos membros do usuário.

Mais sobre o assunto:

Quais são as indicações para o uso de órteses e próteses?

As indicações para o uso de órteses e próteses variam de acordo com a situação e a condição médica do paciente.

Órteses são dispositivos que ajudam a suportar e imobilizar partes do corpo, enquanto próteses são dispositivos que substituem partes do corpo ausentes ou que auxiliam na função de uma articulação ou membro.

Algumas indicações para o uso de órteses incluem:

  • Imobilização de articulações ou ossos após traumas ou cirurgias;
  • Correção de deformidades ósseas ou articulares;
  • Suporte e alinhamento adequado de articulações ou ossos instáveis;

Quanto às próteses, algumas indicações incluem:

  • Substituição de partes do corpo ausentes devido a amputações;
  • Auxílio na função de articulações ou membros com limitações;

É importante ressaltar que a indicação correta de órteses e próteses deve ser feita por profissionais de saúde qualificados, como médicos, fisioterapeutas e técnicos em órteses e próteses.

Eles avaliarão as necessidades específicas do paciente e recomendarão o tipo mais adequado de dispositivo para cada caso.