Como Conseguir Laudo Médico Pelo Sus?

Para conseguir um laudo médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), basta seguir os seguintes passos:

  • Entre no Meu INSS.
  • Clique em "Do que você precisa?" e digite o nome do serviço "laudo médico".
  • Clique no benefício para o qual deseja o laudo.
  • Para acompanhar e receber a resposta do seu processo, entre novamente no Meu INSS e clique no botão "Consultar Pedidos".

Importante: é preciso verificar se o serviço de laudo médico está disponível em sua região e se você cumpre os critérios necessários para solicitá-lo.

O que deve constar no laudo médico para auxílio doença?

O laudo médico para auxílio doença deve conter o nome completo do segurado, a data de emissão não deve ser superior a 30 dias da data em que o pedido foi feito e deve conter detalhes sobre a doença ou o código internacional de doenças (CID).

Esta é a exigência estabelecida pela Portaria Conjunta 7/2022.

Qual o valor de um laudo médico?

A resposta à pergunta sobre o valor de um laudo médico é que o custo pode variar dependendo da especialidade e do propósito do exame (se é relacionado ao trabalho ou a uma questão clínica).

Por exemplo, a Portal Telemedicina oferece pacotes de laudos a partir de R$ 550 por mês, incluindo o equipamento necessário.

O que fazer quando o médico não quer dar o laudo?

Se um médico recusa emitir qualquer tipo de documento sobre a doença de seu paciente sem um motivo razoável, ele deve ser punido pelo Conselho de Medicina.

Além disso, se a clínica também estiver envolvida, ela deve ser denunciada ao DECON (Departamento de Controle de Serviços de Saúde).

É importante lembrar que os médicos têm a obrigação de fornecer informações sobre a saúde de seus pacientes e que recusar fazer isso sem uma razão válida é inaceitável.

Artigos relacionados: