Como Conseguir Um Advogado De Graça?

Para solicitar atendimento gratuito de um advogado, você precisará ir até a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) mais próxima e apresentar documentos que comprovem sua renda e condição financeira.

Esses documentos podem incluir a carteira de trabalho, contracheque, comprovante bancário, comprovante de residência e documento de identificação (CPF e RG).

É importante lembrar que essa opção só está disponível para aqueles que comprovarem ter condições financeiras limitadas.

Como faço pra conseguir um advogado de graça?

Para obter assistência jurídica gratuita, é necessário recorrer à Defensoria Pública, que é a instituição do estado encarregada de fornecer esse tipo de serviço a pessoas que não têm condições financeiras para pagar por um advogado.

Para ter direito ao benefício, é preciso ter renda familiar de no máximo dois ou três salários mínimos e não ter um advogado constituído no processo, exceto em casos de urgência.

Onde posso procurar um advogado público?

  • Juizado Especial Cível (JEC): É um órgão que existe em todos os estados brasileiros e cuida de pequenas causas, de até 20 salários mínimos.
  • Defensoria Pública: É uma instituição que presta assistência jurídica gratuita a pessoas carentes e sem recursos.
  • Faculdades de Direito: É onde se estudam as leis e se formam advogados.
  • Ordem dos Advogados: É uma instituição que regula a atividade de advogados no país. É possível procurar advogados registrados na Ordem e solicitar assistência jurídica.

Quem tem direito a um advogado gratuito?

Em geral, qualquer pessoa que não possa pagar por um advogado e pelas despesas legais tem direito a um advogado gratuito. Isso inclui não apenas indivíduos, mas também entidades como associações de bairro e organizações sem fins lucrativos.

Como falar com advogado da Defensoria Pública?

Para falar com um advogado da Defensoria Pública, é necessário se dirigir à sede da Defensoria do seu estado ou a um dos núcleos da instituição.

Lá, você passará por uma triagem e, de acordo com sua situação, será encaminhado ao Defensor responsável por atendê-lo.

É importante ressaltar que a Defensoria Pública é uma instituição que oferece assistência jurídica gratuita para pessoas de baixa renda ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais: