Como Conseguir O Qr Code Da Cnh?

Olá, Motorista! Todas as habilitações (CNH) emitidas a partir de 2017 já possuem um QR Code impresso dentro do próprio documento.

Esse QR Code é chamado de Código de Segurança da CNH e é utilizado para consulta e cadastro no CDT (Centro de Documentação de Trânsito).

Para obter o QR Code da sua CNH, basta verificar se seu documento foi emitido após 2017 e localizá-lo dentro do mesmo.

Como ativar o QR Code da CNH Digital?

Para ativar o QR Code da CNH Digital, aqueles que já possuem essa tecnologia impressa na sua carteira de habilitação não precisam solicitar uma renovação.

No entanto, se você não renovou sua carteira de habilitação depois de março de 2017 ou se habilitou após essa data, então provavelmente não possui o QR Code e precisará solicitar uma nova via do documento.

Interessante? Leia também:

Como gerar o código da CNH?

Para obter o código da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é necessário acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu Estado e fazer login no portal.

Em seguida, acesse a área de CNH e procure pelo serviço "Pesquisa de código de segurança". Utilizando esse serviço, você poderá consultar o código de segurança de sua CNH.

É importante ressaltar que o código da CNH é um número de segurança utilizado para garantir a autenticidade da sua carteira de habilitação. Ele é gerado pelo Detran do seu Estado e é único para cada carteira de habilitação.

O que fazer quando a CNH não tem QR Code?

Se você tem uma versão impressa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e notou que o documento não tem o QR Code no verso, isso pode ser um problema.

O QR Code é um código de barras em formato quadrado que é colocado na parte interna da CNH como um item de segurança.

As CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já vêm com esse código, então se a sua CNH não tem o QR Code, é possível que seja uma versão antiga do documento. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é solicitar uma 2ª via da CNH.

Isso pode ser feito no Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado, onde você poderá preencher os formulários necessários e pagar as taxas exigidas.

Depois disso, você receberá uma nova CNH com o QR Code incluído, garantindo que o documento seja válido e seguro.