Como Conseguir Um Advogado Gratuito Na Oab?

Para solicitar atendimento jurídico gratuito junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), basta ir até a seccional da OAB mais próxima e apresentar alguns documentos que comprovem sua renda e condição financeira, como a carteira de trabalho, o contracheque, a declaração bancária e o comprovante de residência.

Também é necessário apresentar um documento de identificação, como o CPF e o RG. Ao comprovar que tem direito ao atendimento gratuito, a OAB poderá encaminhá-lo a um advogado que preste serviços de forma gratuita.

Como falar com advogado gratuitamente?

Para falar com um advogado gratuitamente, você pode entrar em contato com a Defensoria Pública.

A Defensoria Pública é um órgão estatal que oferece assistência jurídica gratuita e integral para pessoas que não têm condições de pagar pelos serviços de um advogado particular.

A Defensoria Pública tem o dever de garantir o acesso à justiça para todas as pessoas, independentemente de sua situação financeira.

Quem tem direito ao advogado gratuito?

De acordo com a lei, qualquer pessoa que não tenha recursos financeiros suficientes para pagar por um advogado tem direito a um advogado gratuito.

Isso inclui não apenas indivíduos, mas também pessoas jurídicas como associações de bairro e organizações sem fins lucrativos.

É importante notar que este direito está disponível apenas para aqueles que realmente não têm condições de pagar por um advogado, e não é oferecido automaticamente a todas as pessoas envolvidas em processos judiciais.

Como falar com advogado público pelo WhatsApp?

Para falar com um advogado público pelo WhatsApp, é necessário primeiro baixar o aplicativo no seu celular. Depois, basta acessar o link fornecido e clicar em "iniciar conversa".

Se você estiver usando um navegador, precisará acessar o WhatsApp Web e ler o código QR com o aplicativo no seu celular. Isso permitirá que você converse com o advogado público usando o WhatsApp.

Onde devo ir para conseguir um advogado público?

  • Juizado Especial Cível (JEC): um órgão que existe em todos os estados brasileiros e cuida de pequenas causas, de até 20 salários mínimos.
  • Defensoria Pública: um órgão público que oferece assistência jurídica gratuita a pessoas com baixa renda.
  • Faculdades de Direito: instituições de ensino superior que formam advogados.
  • Ordem dos Advogados: uma associação profissional de advogados que pode oferecer informações sobre onde encontrar um advogado público.

Interessante? Leia também: