BUSCA

1º Encontro de municípios com o desenvolvimento sustentável ocorre em março

compartilhe:


O I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental e erradicação da miséria pretende inaugurar uma nova era nos relacionamentos da instituição com as prefeituras. Com o objetivo de estimular a construção de uma agenda propositiva, focada no estímulo ao desenvolvimento sustentável e no empreendedorismo, o evento busca influenciar o debate eleitoral de 2012, estimulando a reflexão sobre soluções para diferentes problemas enfrentados pelas cidades brasileiras. O evento é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conta com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o apoio do Sebrae Nacional e do Governo Federal.

Entre os dias 27 e 29 de março, o Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 será o palco de debates que reunirão prefeitos, gestores públicos, pré-candidatos às eleições municipais, representantes do governo federal e do Parlamento, organizações não governamentais, entidades empresariais e bancos de fomento para buscar construir consensos em torno de soluções para as pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. “Queremos contribuir pra que os governos locais adotem uma agenda propositiva, que priorize o desenvolvimento das cidades”, explica o prefeito de Cariacica (ES) e vice-presidente para assuntos de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual da FNP, Helder Salomão.

“Os gestores municipais são decisivos para o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras e o investimento em políticas de estímulo ao empreendedorismo é o melhor caminho para o crescimento sustentável das cidades”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto. O Brasil tem hoje mais de 5,9 milhões de micro e pequenas empresas, que geram mais da metade dos empregos com carteira assinada e representam 40% da massa salarial privado do Brasil.

O encontro debaterá o desenvolvimento sustentável dos municípios a partir da inclusão produtiva urbana, de acordo com os parâmetros do programa Brasil Sem Miséria. A solenidade de abertura do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável prevê a concessão de certificações para agentes de desenvolvimento. Essa nova categoria profissional, instituída pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, deverá desempenhar importante papel na implementação das agendas propositivas em âmbito municipal. Convênio entre o Sebrae Nacional e entidades municipalistas já capacitaram mais de dois mil agentes em todo o país.

Entre os palestrantes confirmados estão: os jornalistas Washington Novaes e Luís Nassif, a economista Tânia Bacelar e o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus.

FONTE: JORNAL O GIRASSOL

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362