BUSCA

XIV Encontro Nacional da ANPUR

compartilhe:


O XIV Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), com o título Quem planeja o território? Atores, arenas e estratégias, será realizado, no Rio de Janeiro, no período 23 a 27 de maio de 2011.

O tema geral do XIV ENAnpur indica o compromisso dos programas de pós-graduação filiados à associação com a produção e a difusão de estudos interdisciplinares que apóiem a compreensão das relações sociedade – espaço e, em conseqüência, dos desafios enfrentados pelo planejamento territorial no contexto da globalização da economia.

A proposta geral do XIV ENAnpur - aberto à participação de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes – parte do reconhecimento da crescente relevância da esfera mundial na determinação de projetos para o futuro do País. Baseia-se, ainda, na necessidade de identificar e refletir sobre os agentes econômicos e os atores políticos que hoje redesenham o território brasileiro, transformando as arenas em que tem sido definido o acesso a recursos materiais e imateriais essenciais à vida coletiva.

Desta maneira, a proposta do XIV ENAnpur destaca a natureza projetiva do planejamento urbano e regional. Porém, esse destaque acontece de forma simultânea à valorização de singularidades da sociedade brasileira, o que exige autonomia reflexiva, domínio da produção social do espaço e conhecimento de transformações, em curso, nos valores culturais e na base técnico-informacional e financeira do planejamento.

A natureza projetiva do planejamento, envolvendo diferentes escalas de ação, o desenho de cenários e a análise de interesses e estratégias, demanda a definição de metas e o estudo de práticas e meios que permitam o seu alcance. As metas escolhidas para o XIV ENAnpur são o aprofundamento da democracia e o alcance de uma sociedade mais justa e solidária, como indicam os eixos temáticos do evento.

Eixos temáticos:

Estado, planejamento e justiça territorial
Modelos, utopias e direitos sociais
Passado e presente: identidade, cultura e espaço
Novas escalas do poder: economia política e território

Para acessar o site do evento clique em "Mais..."

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362