BUSCA

Confira como foi o seminário da Redbcm e nosso álbum de fotos

compartilhe:


O seminário "Cidades de Porte Médio no Brasil: espaços em transição" realizado pela Rede Brasileira de Cidades Médias, em parceria com o Centro Internacional Celso Furtado, o Núcleo de Pesquisas da Região e do Desenvolvimento (UFPE) e a UFAL, foi um sucesso. Foram realizadas mesas redondas, conferências e um workshop, onde foram discutidas questões atuais e pertinentes em relação ao tema das cidades médias.

A Conferência de abertura feita por Tânia Bacelar foi muito esclarecedora a respeito a evolução econômica do Nordeste e as novas perspectivas. O otimismo da professora Tânia sem dúvida é muito inspirador.

A mesa composta por membros do IPEA também contribuiu bastante para as discussões a respeito do desenvolvimento e da questão regional. Em seguida, a platéia foi brindada com excelentes exposições de Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, Geraldo Jr., da prefeitura de Petrolina e do representante do Ministério da Integração. À tarde, tivemos uma participação internacional no seminário através da professora argentina Susana Sassone e a participação do professor Carlos Brandão, trazendo questões importantes para reflexão.

Na sexta-feira, tivemos uma ótima mesa redonda pela manhã, com a contribuição de Ester Limonad e Roberto Araújo, e também do membro do ministério da cultura. Valdeci Monteiro, Eduardo Kaplan Barbosa, Jair Amaral e Jan Bitoun formaram a última mesa redonda do seminário e trouxeram temas muito relevantes para o debate. O workshop foi realizado à tarde com a coordenação do professor Marcos Costa Lima, que é coordenador geral da Redbcm, foram apresentadas as experiências de diversas cidades e também foi abordado um pouco do trabalho que vem sendo feito pela nossa rede. Ainda tivemos a conferência de encerramento com o professor Wilson Cano.

No sábado foi feito um minicurso e também houve uma reunião informal para discutir alguns tópicos importantes para o futuro da rede. Também foi decidido que o próximo seminário será em Cachoeira na Bahia. Podemos considerar que o nosso encontro foi um sucesso e esperamos poder avançar nos trabalhos da Redbcm.

Para acessar o álbum de fotos do seminário, clique em “Mais...”

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362