BUSCA

Seminário Vázios Urbanos nas Cidades Brasileiras com Regina Lins

compartilhe:


O evento será realizado no Auditório “B” do CCHLA da UFRN, na quarta-feira, 21 de setembro, 9h.


Após a aprovação do Estatuto da Cidade, que faz 10 anos em 2011, a discussão sobre o papel dos vazios urbanos nas cidades brasileiras foi retomada. O argumento que tem estimulado a discussão é o de que há um déficit habitacional dos mais pobres ao mesmo tempo em que muitos objetos imobiliários, em áreas centrais e infraestruturadas, permanecem ociosos, ou seja, desocupados ou sub-ocupados. A política urbana desenhada desde então definiu instrumentos de controle sobre o não-uso desses objetos na política urbana brasileira, em escalas distintas. Entretanto, o foco em áreas infraestruturadas, relativamente poucas no contexto da maioria das cidades brasileiras, deixou relativamente sem discussão a situação desses vazios em áreas qualificadas como intersticiais e periféricas. Neste caso, as terra não ocupadas – loteadas ou não – apresentam grande potencial de vacâncias fundiárias para a expansão extensiva do tecido urbano. Isso implica no domínio do mercado imobiliário sobre o interesse público? Ou seja, mesmo com o Estatuto da Cidade, tudo continua como sempre foi?

Regina Lins, a convidada, é arquiteta, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado da UFAL. É doutora em Estudos Urbanos pela University of Kent, Inglaterra.

Organização: coordenador – Márcio Moraes Valença (Departamento de Políticas Públicas / Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais – UFRN); colaboradoras: Sara Raquel Fernandes de Queiroz de Medeiros e Jéssica Morais de Moura.

Inscrições: lista de assinatura no local, com emissão de certificados eletrônicos, contabilizando 4h de atividades complementares. ( www.cchla.ufrn.br/reginalins )


RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362