BUSCA

De Betim para o mundo: cooperativa social mineira participa de um dos maiores eventos multiculturais da Europa

compartilhe:


Situada no bairro Jardim Teresópolis em Betim(MG), a Cooperárvore, integra um dos maiores eventos do verão Europeu, o Meeting de Rímini na Itália.

Até 27 de agosto (sábado), as integrantes da Cooperárvore, cooperativa social do Programa Árvore da Vida- Jardim Teresópolis participam do 32° Meeting de Rímini, na cidade de Rímini, na Itália. É a primeira vez que a cooperativa e suas mochilas, bolsas, cases de notebok e chaveiros, confeccionados com materiais descartados da produção de carros, participam de um evento internacional, sendo ele um dos maiores encontros da Europa.

Com a proposta de estreitar o relacionamento entre pessoas de culturas e países diferentes, o Meeting chega a reunir durante o verão europeu, cerca de 800 mil pessoas de mais de 20 países, entre membros da política, empresários e intelectuais. Durante os sete dias de evento, que vai até o dia 27 de agosto, o público pode participar de debates, mostras culturais, espetáculos de dança, música, filmes, artesanato e também visitar áreas inteiras dedicadas às crianças e aos esportes.

“Por se um dos mais importantes Fóruns multiculturais da Europa é uma grande oportunidade para difundir este modelo de desenvolvimento inovador de relacionamento com a comunidade que tem uma multinacional diretamente envolvida em todas as etapas e acompanhamento do Programa, no caso a Fiat Automóveis, que trabalha o processo de desenvolvimento inclusivo do território onde ela opera”, destaca Jacopo Sabatiello, gerente de projetos da Fundação AVSI, co-gestora do programa social Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, juntamente com a Fiat Automóveis e a CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana

Os produtos estarão em exposição no estande da Fundação Avsi, que também irá apresentar para o público do evento um recorte do que é realizado no Jardim Teresópolis, por meio de uma estrutura similar ao dia a dia do trabalho na Cooperárvore. “As cooperadas terão a oportunidade de abrir seus horizontes e trazer para o Brasil toda a experiência adquirida, agindo como multiplicadoras, não somente para a comunidade do jardim Teresópolis, mas para o município de Betim”, conclui Jacopo.

“É um sonho da Fiat que se realiza em poder proporcionar uma experiência de trabalho e de vida às cooperadas. Entendemos que a participação delas a um evento que reúne grandes práticas sociais da Europa e do mundo é uma forma de contribuir para a troca de experiências. Ao mesmo tempo que falamos sobre o que desenvolvemos no Jardim Teresópolis, conhecemos possibilidades de referências de projetos exitosos que podemos aplicar em Betim”, ressalta Ana Veloso, coordenadora de Relacionamento com a Comunidade da Fiat Automóveis.

Claudinéia Alvarenga da Silva, uma das cooperadas que irá à Itália, confirma a oportunidade de intercâmbio cultural. “Estou muito ansiosa não só para conhecer outro país e ter diferentes experiências, mas também para vivenciar a união entre os povos e conhecer outros trabalhos que são realizados no exterior. Espero representar bem as minhas colegas e voltar para o Brasil com idéias para novas coleções”, explica.

Árvore da Vida – Jardim Teresópolis- Criado e desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM, o programa visa à inclusão social de crianças e adolescentes e seus núcleos de relacionamento (família, escola e comunidade) a partir de três eixos: atividades socioeducativas, geração de trabalho e renda e fortalecimento da própria comunidade. [www.fiat.com.br/arvoredavida].

Cooperárvore- Criada em 2006 para gerar oportunidade de fortalecimento humano e geração de trabalho e renda aos moradores do Jardim Teresópolis, a Cooperárvore desenvolve produtos que aliam funcionalidade, design, inovação e beleza através da reutilização de matéria-prima oriunda, na sua maioria, da indústria automotiva. Seu portfólio inclui produtos de artesanato originais e versáteis, para uso nas mais diversas ocasiões. São bolsas, mochilas, cases de notebook e diversos outros produtos, totalizando mais de 50 itens na linha regular de produção da cooperativa.

Hoje 27 famílias do Jardim Teresópolis são beneficiadas pela Cooperárvore que produz anualmente, mais de 38 mil peças.

Os produtos podem ser adquiridos na sede do programa, na Rua Duque de Caxias, 956, Jardim Teresópolis, Betim (MG), ou podem ser encomendados pelo site www.cooperarvore.com.br, ou ainda na concessionária Automax, Av.Raja Gabaglia, 2222, Bairro Estoril - Belo Horizonte/MG – Brasil. | www.cooperarvore.com.br ] | www.meetingrimini.org].

Fonte: Portal Fator Brasil

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362