BUSCA

Albufeira, Cidade Azul

compartilhe:


Destino de Verão para milhares de pessoas, Albufeira sabe aproveitar o sol, o mar e as areias claras como ponto de partida para ensinar a viver em comunhão com a natureza.

Região de veraneio por excelência, Albufeira é o concelho do Algarve com maior número de praias com qualidade da água de Ouro e bandeiras azuis. E são, precisamente, as 20 praias distinguidas com bandeira azul que servirão de palco, até final de Agosto, a diversas ações de informação e sensibilização ambiental.

Durante este período, encontrará nestes locais painéis informativos sobre o Programa da Bandeira Azul e o ambiente marinho e costeiro. Além disso, e também através de brochuras e questionários, os veraneantes serão sensibilizados para a utilização dos recipientes para a deposição de resíduos, para a limpeza das praias, para as alterações climáticas e para a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Esta não é a primeira vez que a Câmara Municipal de Albufeira potencia as praias em termos ambientais. Se recuarmos a 2008, a Praia da Coelha tornou-se na primeira a instalar iluminação fotovoltaica em substituição da iluminação pública com alimentação aérea, passando a aproveitar sol para dar luz à noite.

O reconhecimento desta e de outras boas práticas de sustentabilidade chegou em Maio do ano passado, com Albufeira a receber a bandeira verde do Projecto ECOXXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Também em 2010, em Outubro, a cidade foi palco do III Seminário Ibérico de Estacionamento, seguindo-se a Porto e Saragoça. Sob o tema “A cidade possível”, foram debatidos temas como “Novos desenvolvimentos da indústria automóvel”, “O automóvel e a cidade” ou “As energias tecnológicas no estacionamento”.

Os automóveis movidos a energias alternativas, como o carro eléctrico, deram o mote a outro dos destaques do Seminário. Neste campo, a Câmara Municipal de Albufeira dispõe de seis pontos de recarregamento gratuitos para carros eléctricos (quatro no Parque de Estacionamento P1, no Pau da Bandeira, e dois no Parque de Estacionamento P5, na Avenida 25 de Abril), o que vem comprovar a aposta do município na mobilidade. Aliás, o investimento nos transportes públicos é uma realidade, com mais de um milhão de cidadãos a utilizarem a rede urbana do Giro.
Recuando até 2008, importa salientar que o Espaço Multiusos de Albufeira foi palco escolhido para as II Jornadas de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Algarve, subordinadas ao tema Construção Sustentável. Entre os principais objectivos da iniciativa, esteve a promoção dos princípios da construção sustentável, da arquitectura bioclimática e da certificação ambiental, energética e de sustentabilidade no sector, bem como dos do uso de materiais, técnicas e tecnologias que visem o uso eficiente de materiais, energia, água e a gestão adequada dos resíduos.

Refira-se que a compensação das emissões, geradas pela realização destas II Jornadas, ter sido efectuada através da iniciativa de troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, implementada nas Escolas EB1 do Concelho. Assim, foi distribuída uma lâmpada fluorescente compacta a cada participante no evento, de modo a promover a eficiência energética nas respectivas habitações.
Do passado para o futuro, e para uma aposta mais cultural, aguarda-se, para breve, o início da construção do futuro Auditório do Algarve – cuja estrutura será em forma de onda e que terá capacidade para mil pessoas – e de um museu com a assinatura de Siza Vieira. E é grande a curiosidade para perceber quais as preocupações ambientais que estarão subjacentes a estas construções.

Fonte: Blog Vamos Mudar a Cidade

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362