BUSCA

Reis Velloso defende novo desenvolvimento

compartilhe:


A solidão do corredor de longa distância (Brasil: novo modelo de desenvolvimento e era de grandes oportunidades). Este foi o tema da palestra do fundador do Ipea e ex-ministro do Planejamento durante os governos de Médici e Geisel, João Paulo dos Reis Velloso. O evento, que aconteceu na manhã dessa terça-feira, dia 30, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, deu início às comemorações dos 47 anos do Instituto e também foi uma homenagem aos 80 anos de Reis Velloso.

O economista disse que considera o Ipea o seu terceiro filho. Ele defendeu um novo modelo de desenvolvimento que permita ao Brasil aproveitar as grandes oportunidades estratégicas que dispõe atualmente como, por exemplo, usar o pré-sal para transformar a economia e não só para produzir petróleo e gás. Acrescentou que outros potenciais do país estão no investimento na área de biodiversidade e de inovação tecnológica, e a construção de uma nova matriz energética.

O ex-ministro alertou, no entanto, para o fato de que essa nova concepção de desenvolvimento só será possível se o país investir em uma educação de qualidade e na chamada economia do conhecimento, que “nada mais é do que levar o conhecimento a todos os setores da economia e a todos os segmentos da sociedade”. “Com esta ideia simples e ao mesmo tempo complicada é que nós poderemos aproveitar todo esse mundo de oportunidades que existem no país e que não estamos utilizando adequadamente”, apontou.

Reis Velloso explicou o motivo de ter se inspirado no filme A solidão do corredor de longa distância para o título de sua palestra. “Há vários papers que mostram que nas comparações internacionais cada país termina usando a sua própria estratégia. No filme, chega um momento que a personagem para, senta e percebe a solidão em que se encontra. É assim com os países: cada um tem que lidar com os seus próprios problemas.”

Fonte: Portal IPEA

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362