BUSCA

Conheça a Plataforma Cidades Sustentáveis

compartilhe:


A Plataforma é fruto de uma parceria entre a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, a Rede Nossa São Paulo e a Fundação Avina com o objetivo de inspirar ações de gestores públicos, empresas e outras instituições através de um banco de práticas de experiências bem sucedidas em todo o mundo.

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo - organizações apartidárias e inter-religiosas da sociedade civil - desenvolveram a "Plataforma Cidades Sustentáveis", uma pesquisa que apresenta um compilado de múltiplas práticas de sustentabilidade urbana em vigência em diversas cidades do mundo. O objetivo é proporcionar referências para ações públicas e privadas no Brasil, bem como contribuir com os processos eleitorais e com os programas dos candidatos, a fim de promover maior qualidade de vida nas regiões urbanas.

Todas as informações contidas nos exemplos destacados foram obtidas dos sites dos responsáveis pelo desenvolvimento de cada um dos projetos ou de instituições que vem fazendo o acompanhamento e divulgação de boas práticas nesta área. A estrutura desta publicação foi inspirada nos compromissos de Aalborg, lançados em 1994 na I Conferência sobre Cidades Européias Sustentáveis, na cidade dinamarquesa de mesmo nome. Lá foi aprovado o documento base da campanha, denominado de "Carta de Aalborg". Portanto, no site você encontrará toda a informação organizada em 12 eixos temáticos - dez deles provenientes da carta de Aalborg - além de outros dois novos eixos agregados em razão da realidade brasileira. Dentro de cada eixo há uma definição conceitual da temática abordada, objetivos sugeridos para a ação, casos de soluções inovadoras que apresentaram resultados positivos em diferentes cidades do mundo, além de referências de organizações, publicações e marcos legais relativos a cada uma das temáticas abordadas.

Para acessar o portal da Plataforma clique em "Mais..." ou acesse http://www.cidadessustentaveis.org.br/

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362