BUSCA

Orelhões da Oi vão oferecer internet sem fio

compartilhe:


A empresa de telefonia Oi divulgou um projeto para oferecer internet banda larga sem fio através dos orelhões espalhados pelo País. O serviço pode ser gratuito, segundo a operadora. O projeto piloto está sendo desenvolvido no Rio de Janeiro e não há previsão para implementação em outras cidades, segundo comunicado da assessoria de imprensa.

Os orelhões já possuem infra-estrutura para oferecer acesso à internet. Fios elétricos desses aparelhos estão conectados a uma central telefônica. A Oi informou que com a popularização do celular, os orelhões ficaram ociosos.

A empresa chegou a instalar protótipos de orelhões com rede sem fio no Rio de Janeiro, mas eles foram retirados.

Se houver patrocínio para novos aparelhos, o serviço poderá ser gratuito. Uma parceria da operadora com a Populus Propaganda viabilizaria publicidade nas cabines, o que iria remunerar as novas instalações. Outra possibilidade seria vender cartões de acesso, como acontece com as ligações telefônicas.

O projeto vai viabilizar acesso à internet para pedestres com celulares inteligentes ou notebooks nas proximidades do orelhão. A velocidade seria de 2 Mpbs. Segundo a Oi, a operadora mantém 824 mil orelhões em todo o Brasil.

Fonte: NE10

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362