BUSCA

SEI e Ipea promovem seminário sobre Rede urbana no Brasil

compartilhe:


A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), promove Seminário de lançamento do livro Dinâmica urbano-regional: rede urbana e suas interfaces. Editada pelo Ipea, a publicação reúne artigos que discutem questões relacionadas à rede urbana em diversos estados brasileiros. A Bahia integra a publicação com dois artigos elaborados por especialistas da SEI. O evento acontece no próximo dia 28, a partir das 14h30, no auditório da Embasa (Av. Juraci Magalhães Júnior, 832, Rio Vermelho).
A publicação trata de temas contemporâneos relativos à dinâmica urbano-regional, sendo de altíssima relevância estrutural e política para o Brasil devido às suas implicações econômicas, sociais e territoriais. “De um país rural, o Brasil evoluiu, em poucas décadas, para um país fortemente urbanizado e com grandes concentrações metropolitanas. Entre 1950 e 2007, a população brasileira subiu de 52 para 184 milhões de habitantes, e o grau de urbanização passou de 36% para 83%. O número de cidades com mais de 50 mil habitantes, que era de 38 em 1950, subiu para 409 em 2007, das quais 227 têm mais de 100 mil habitantes cada”, apresenta o livro.

Na parte I, a publicação traz reinterpretação e síntetize dos três principais estudos recentes sobre a rede urbana brasileira, sua configuração e características, e sobre o papel da rede urbana como instrumento de planejamento urbano e territorial. A parte II contém seis estudos que analisam diferentes aspectos da interface da rede urbana: cidades médias, cidades de fronteira, metropolização, urbanização na Amazônia, integração produtiva e impacto da indústria do petróleo sobre a rede urbana. Na parte III, são apresentadas análise da estrutura e dinâmica da rede urbana de nove estados brasileiros: Pará, Bahia, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

“O presente livro traz uma grande contribuição para o conhecimento e entendimento da realidade urbana e territorial brasileira, que são indissociáveis, e para a articulação do planejamento e das políticas públicas nas diferentes instâncias governamentais, também servindo como guia para o setor empresarial e para o conjunto da sociedade”, avalia Clélio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, na apresentação do livro.

Lançamento - Participam da mesa de abertura do seminário de lançamento os secretários do Planejamento (Seplan), Zezéu Ribeiro, e de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), Cícero de Carvalho Monteiro, o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, e representantes do Ipea.

Após a abertura, acontece a mesa redonda Rede urbana: questões históricas e processos recentes, coordenada por Sylvio Bandeira de Mello e Silva (UFBA e UCSAL), com a participação dos especialistas convidados: Augusto de Aragão de Albuquerque, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que apresenta a palestra Alagoas: dinâmica urbano-regional do estado; Patricia Chame Dias (SEI), que irá apresentar um dos capítulos do livro, intitulado Bahia: antigos processos e novas dinâmicas; e Graça Torreão, superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, que fala sobre o Estudo da rede urbana da Bahia: caracterização da rede urbana estadual e propostas de ações estratégicas.

Serão debatedores Cláudio Egler, professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), consultor do Ipea e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), além de Rosa Moura, pesquisadora do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e da rede Observatório das Metrópoles.

Após a mesa redonda, acontece o lançamento oficial do livro Dinâmica urbano-regional: rede urbana e suas interfaces, com a participação de seus organizadores Rafael Henrique Pereira e Bernardo Alves Furtado, bem como de Marco Aurélio Costa, assessor da Presidência do Ipea, seguido de um coquetel.

Os interessados deverão confirmar presença através do e-mail: eventos@ipea.gov.br, entre os dias 11 e 27 de julho. O credenciamento será realizado no local do evento, a partir das 13h30.

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362