BUSCA

Iphan quer impedir construção de rede hoteleira em Parnaíba

compartilhe:


Grupos hoteleiros de Portugal e da Itália querem investir R$ 25 milhões na construção de hotéis.

Um impasse com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) poderá fazer com que o Piauí perca um investimento de R$ 25 milhões. Os grupos hoteleiros Luzeiros, de Portugal, e Boa Vista, da Itália, pretendem construir um hotel de 150 leitos e um prédio residencial de 150 apartamentos no centro histórico de Parnaíba. Exigências técnicas do Iphan estão dificultando a instalação do empreendimento.

O projeto é de construção da estrutura no terreno onde se localizava o BNB Clube de Parnaíba. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Silvio Leite, para a liberação da obra, a gerência regional do Iphan determinou que os prédios não tenham mais de quatro andares. O processo junto ao órgão já se arrasta há um ano.

Ainda segundo Silvio Leite, essa é a altura de uma palmeira existente na paisagem próxima ao local. "O projeto inicial era de térreo, mais oito andares. Não há nenhum papel no Iphan que estipule essa altura, nem no Código de Postura do Município", comentou o secretário, destacando que a Prefeitura Municipal de Parnaíba tem dado todo o apoio necessário à instalação do empreendimento na cidade.

"Um destino turístico sólido precisa de vários equipamentos e um deles é uma boa rede hoteleira. Para nós termos qualquer chance de pegar uma fatia do bolo da Copa do Mundo, temos de ter um hotel com 200 apartamentos", disse Silvio Leite sobre a importância do negócio. Os arquitetos responsáveis pela obra, João Almeida e Gustavo Almeida, ressaltam que já houve uma flexibilização do projeto em função das orientações do Iphan.

"Estamos tentando sensibilizar o Iphan sobre a necessidade desse empreendimento para o desenvolvimento de Parnaíba. O governador Wilson Martins, nossos três senadores já estão envolvidos nisso. Estamos marcando uma nova reunião no Iphan em Brasília com toda a bancada federal do Piauí", disse Silvio Leite.

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362