BUSCA

Mobilidade responsável

compartilhe:


Mobilidade sustentável significa mais do que trocar o carro pela bicicleta. Conheça algumas sugestões e contribua para a sustentabilidade da sua cidade e da sua carteira.

Todos temos de nos deslocar. Porém, na hora de decidir, a viatura própria é ainda uma tentação para a maioria, apesar de existirem cada vez mais alternativas. Os transportes públicos, a partilha de carros ou a bicicleta são soluções que deve considerar em cada situação.

A escolha está, por isso, nas suas mãos. No acto da decisão, importa uma perspectiva global, que fuja à tentação de olhar apenas às necessidades imediatas, como o conforto e a falsa idealização do carro como veículo prático e rápido, quando em causa estão cidades com excesso de automóveis.

Há então que apelar à consciência e olhar às alternativas existentes. O aluguer de bicicletas, por exemplo, é já uma realidade em várias cidades portuguesas, sendo a sua marcha facilitada pela existência de ciclovias. Por seu lado, os transportes públicos oferecem vantagens significativas, quer ao nível de tempo, quer económicos, promovendo também a sustentabilidade da sua carteira.

Em certas situações, quando as alternativas são nulas ou pouco encorajadoras, a partilha do automóvel – seja com colegas, família ou amigos – pode ser uma solução. Contribuirá, deste modo, para a entrada de menos carros nas cidades e, consequentemente, menos poluição.

No fundo, falamos de uma questão de querer e criatividade. Existem até propostas complementares que facilitam as boas práticas. É o caso do “Mob Car Sharing” (1), “um serviço de aluguer de automóveis à hora, que permite aos clientes reservar um automóvel através da internet ou do telefone e tê-lo disponível no minuto seguinte”, segundo o respectivo site(2). Ou ainda o recentemente lançado “B’ina – Estacione e siga o seu caminho”, que incentiva os utilizadores dos parques da EMEL a deixarem o carro estacionado e a continuar o percurso em bicicletas disponíveis para alugar.

Está, portanto, nas suas mãos. Contribua e faça da sua cidade um lugar melhor.

Fonte: Blog Vamos Mudar a Cidade

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362