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Educação Ambiental no Brasil: Formação, identidades e desafios

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O livro do Professor Gustavo Ferreira da Costa Lima apresenta uma interpretação do processo recente de formação do campo da educação ambiental no Brasil - da década de 1970 até os dias atuais. São analisados os antecedentes históricos e culturais da educação ambiental, sua institucionalização material e simbólica, a diferenciação interna das principais concepções e práticas político-pedagógicas, as características de seus protagonistas, assim como os avanços e as dificuldades experimentados em seu processo de consolidação científica, pedagógica e política.

A obra busca compreender e caracterizar a complexidade desse campo, em uma perspectiva histórico-social e crítica, além de verificar em que medida a educação ambiental construída no país tem contribuído para superar os desafios colocados pela crise socioambiental contemporânea, que degrada crescentemente a qualidade da vida humana e dos ecossistemas.

Abaixo segue a estrutura do livro:

INTRODUÇÃO

1. OS ANTECEDENTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O meio ambiente como problema social
O meio ambiente como debate social
O meio ambiente como movimento social

2. A FORMAÇÃO E A DINÂMICA DO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
O surgimento do campo
A institucionalização material e simbólica
A dinâmica discursiva
A diferenciação das concepções e dos discursos
O sujeito da educação ambiental

3. PROBLEMATIZANDO O ESTADO DA ARTE DO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
As conquistas e as possibilidades abertas
As dificuldades e os desafios

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362