BUSCA

A saúde no Brasil em 2030

compartilhe:


A complexidade do setor Saúde e suas inter-relações com outros setores de Governo exige planejamento em prazos mais longos.Para dar conta deste desafio, a Fundação Oswaldo Cruz lançou o livro “A Saúde no Brasil em 2030: Diretrizes para a Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro” que apresenta ensaios sobre o futuro do sistema de saúde brasileiro em 2030. A publicação é resultado de uma cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e o Ministério da Saúde. Uma versão síntese da obra foi divulgada (aqui).

O livro sintetiza os estudos realizados por uma ampla gama de especialistas e está organizado em duas partes. Na primeira, são debatidas as diretrizes para a prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro para 2030, e seu conteúdo é estruturado em seis áreas temáticas, consideradas essenciais para o avanço do sistema de saúde brasileiro: Desenvolvimento e Saúde; Perfil Demográfico; Organização e Gestão do Sistema de Saúde; Financiamento da Saúde; Força de Trabalho; e Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

Em seguida, são apresentados os cenários prospectivos para a saúde pública brasileira em 2030. Depois de uma breve descrição do panorama atual, três possibilidades são projetadas para o futuro: um cenário otimista e possível, um cenário pessimista e plausível e, por fim, um cenário inercial e provável. A proposta é que, por meio das projeções, seja possível acompanhar e transformar indicadores e realidades, auxiliando a gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS), definindo diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país.

Fonte e mais informações: http://www.resbr.net.br/a-saude-no-brasil-em-2030-livro-fiocruz/?fbclid=IwAR3bYBmywZMuDEpZeo6_Jks3GLhtzcEzyCO8-Swxx3Xi75toamVfK3G5sK8#.XD-16FxKjIV

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362