BUSCA

Ciclovia na Holanda feita inteiramente de resíduos plásticos

compartilhe:


Conhecida pelo intenso uso de bicicletas como meio de transporte, a Holanda que já inaugurou sua ciclovia solar, agora inaugura uma ciclovia feita inteiramente a partir de resíduos de plástico, como copos, garrafas e embalagens reciclados. As estruturas pré-fabricadas fazem parte de um projeto piloto que pretende reproduzi-las em estradas pelo país.

O caminho, inaugurado em Zwolle, no nordeste dos Países Baixos, tem 30 metros foi feito com o equivalente a mais de 218 mil copos plásticos ou 500.000 tampas de garrafa de plástico. A estrutura é até três vezes mais durável do que uma alternativa de asfalto.

A ciclovia também conta com diversos sensores para monitorar o desempenho da pista, incluindo sua temperatura, o número de bicicletas que passam por ele e sua capacidade de lidar com o tráfego. Isso faz da PlasticRoad a primeira ciclovia inteligente do mundo.

As seções pré-fabricadas da ciclovia são leves (4x mais leve que uma ciclovia tradicional), facilitando o transporte e tornando sua instalação 70% mais rápida. A estrutura ainda é projetada para que cabos e canos de serviços públicos (como drenagem pluvial) possam ser facilmente instalados.

Estima-se que o concreto asfáltico seja responsável por 1,5 milhão de toneladas de emissões de CO2 por ano, o equivalente a 2% das emissões globais de transporte rodoviário.

Ao jornal britânico “The Guardian”, os inventores das estruturas pré-fabricadas, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, disseram que este primeiro piloto é:

"um grande passo para uma estrada sustentável e preparada para o futuro, feita de resíduos de plástico reciclado”.

Seria essa uma boa saída para o montante anual de 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados pela comunidade europeia. Desse total, menos de 30% são coletados para reciclagem.

FONTE: http://autossustentavel.com/2018/09/plasticroad-ciclovia-na-holanda-residuos-plasticos.html?fbclid=IwAR2VErVY4tTV1qmydXp3OigvqUQTjUFo8NpA7HDhKCxin11YRfq8u6LhBcQ

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362