BUSCA

#chamada: GT Metrópole e Região (XII ENANPEGE)

compartilhe:


O Observatório das Metrópoles divulga a chamada para o GT Metrópole e Região, que será realizado no XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (XII ENANPEGE). O GT pretende atualizar a discussão clássica que afirma que as duas dimensões — a da metrópole e de sua região metropolitana — recompõem-se diante da nova dinâmica socioespacial. O prazo para inscrição vai até 25 de março.


Os professores Paulo Roberto Soares e Olga Firkowski, do Observatório das Metrópoles, fazem parte da coordenação do GT.



XII ENANPEGE - XII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Porto Alegre, de 12 a 15 de outubro de 2017.

A ANPEGE – Associação Nacional de Pós-graduação em Geografia realizará entre os dias 12 a 15 de outubro de 2017 o XII ENANPEGE.

O tema escolhido para o evento é Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação da ação ao pensamento.

A escolha deste tema se associa a conjuntura nacional vivida nesses dois últimos anos e, tem como intenção convidar a comunidade geográfica brasileira, vinculada aos programas de Pós-graduação em Geografia, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais que se dedicam à pesquisa em Geografia nos mais de 60 programas distribuídos pelo território nacional, ao debate e ação.

Com a escolha deste tema a diretoria indica a necessidade de pensar a Geografia brasileira, em suas diferentes escalas e na sua diversidade em vínculo, de um lado com a produção do conhecimento e os avanços necessários para a compreensão do mundo atual e, de outro a reflexão sobre o papel político desta produção. Ou seja, contribuir para a explicitação dos processos sociopolíticos contemporâneos que promovem uma avassaladora ordem de questões implicadas com os diferentes usos do espaço, com consequências humanas como descriminação, exclusão e extermínio, decorrente do uso desigual e excludente do espaço geográfico. Uma análise de uma sociedade fragilizada e fragmentada, em diferentes escalas, em seu espectro social e político constitui o mote desta proposição.

Informações: http://www.enanpege.ggf.br/2017/index.php

Inscrições até inscrições até 25/03


GT METRÓPOLE E REGIÃO

A discussão clássica que afirma essas duas dimensões - a da metrópole e de sua região metropolitana - recompõe-se diante da nova dinâmica socioespacial, exigindo uma atualização desse debate. É exatamente nesse sentido que redes, metamorfoses metropolitanas, constituição de cidades-região, de uma mega-região, de cidades dispersas, bacias urbanas, conglomerados urbanos, clusters urbanos, dentre outras formações espaciais, expressam uma realidade contemporânea mais complexa e que pressupõe, por sua vez, convivências de configurações territoriais distintas, responsáveis por desencadear uma diversidade e uma complexidade socioespacial nunca vistas. A região-rede e a região-zona não prescindem da centralidade urbana, que, trazendo novos elementos, confere hoje novo sentido ao conteúdo regional. E tais transformações, de cunho social e espacial, que demandam novas formas de pensar e de problematizar o planejamento e a gestão urbana e regional, sugerem, igualmente, esforços acadêmicos com o intuito de aprofundar, sistematizar e propor novas leituras da relação entre metropolização do espaço, metrópole e região. Essas novas racionalidades introduzem novos desafios que nos obrigam a repensar não apenas as formas de gestão, mas, inclusive, até propriamente as relações urbano-rurais. É nesse sentido que a ANPEGE se constitui um espaço privilegiado para a realização dessa discussão, tão cara ao desenvolvimento da ciência geográfica.

Coordenadores

Prof. Dr. Alvaro Ferreira - PPGG - PUC Rio
Prof. Dr. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior - PPGG - UFPA
Profa. Dra. Olga Lucia Castreghini de Freitas-Firkowski - PPGEO - UFPR
Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares - POSGEA - UFRGS

Suplentes

Profa. Dra. Sandra Lencioni - PPGH - USP
Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva - POSGEOGRAFIA - UFC

Fonte: Observatório das Metrópoles

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362